O grande dia está se aproximando???? Fique calma... estamos aqui para ajudar você e seu noivo com muitas dicas, conselhos, novidades... Se não for o suficiente, não se preocupe, é só nos escrever dizendo o que podemos fazer por você. Teremos o maior prazer em ajudá-los!!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Montando a lista de convidados - Parte 2



Como a lista de convidados é uma das etapas mais complexas da organização de um casamento, quando os noivos têm a preocupação com o orçamento que será despendido, voltaremos a falar um pouco deste assunto.

No post Montando a Lista de Convidados, publicado em junho de 2011, demos algumas dicas de como elaborar a tal lista. Muitas dúvidas nos foram enviadas e respondidas diretamente aos leitores. Porém, como decidimos voltar a falar neste assunto, vamos colocar aqui os temas mais discutidos.

Quando começar
Assim que for decidido realizar a cerimônia e a festa de casamento. A lista é o primeiro passo da organização do evento. Em cima do número de pessoas que serão decididos muitos itens que envolvem o casamento.

Número de convidados
Se o orçamento para o casamento for enxuto, comece a montar a lista com o menor número de convidados possível, tentando fazer cortes desde o início. É mais fácil adicionar convidados do que cortá-los posteriormente.

Por onde começar
Uma dica para se começar a montar a lista é os noivos listarem todas as pessoas que gostariam de convidar, separadamente. Posteriormente, os dois sentam juntos, fazem os cortes necessários e pensam se estão esquecendo de alguém importante.

Convidados dos  pais
Acho delicado permitir que os pais dos noivos convidem pessoas importantes para eles, ainda mais se eles estiverem colaborando financeiramente com a festa. Porém não se esqueçam, o casamento é dos noivos e eles tem prioridade. Conversem e deixem claro a quantidade de convidados que cada um poderá chamar. É importante deixar claro que o valor por pessoa não interfere só no buffet, mas também nas bebidas, mesas e cadeiras, decoração, lembrancinhas...

Os cortes
Os cortes devem ser feitos com pessoas que tenham menos convívio com os noivos. Colegas de trabalho, amigos e parentes mais distantes. Namorados de amigos podem ser cortados, mas saiba que estará correndo o risco de seu amigo ficar chateado e não ir ao casamento, ainda mais se ele não conhecer muitas pessoas que vão. Por isso, aconselho sempre convidá-los, exceto se forem namorados há uma semana, se conheceram na balada de ontem, estão ficando...
Se o orçamento estiver mais tranqüilo, acho delicado convidar pais de amigos de infância, aqueles que vocês convivem desde pequenos. Porém, não é uma regra.

RSVP
Por mais que no Brasil não seja muito comum as pessoas darem importância os RSVP (confirmação de presenças), ainda assim aconselho ser feita. Por mais que você não tenha o número exato de pessoas confirmadas, ainda assim poderá ter uma noção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário